Adicionando um usuário

Senha do Administrador (root)

A Senha de Root é a chave para a Segurança do seu Sistema.  O usuário de root é o administrador do sistema e somente ele está autorizado a realizar mudanças no sistema, adicionar usuários, alterar todas as configurações do sistema, e assim por diante. Em suma, o usuário root pode fazer TUDO! Por isso você deve escolher uma senha que seja de difícil dedução: O DrakX avisa à você se sua senha for muito simples. Dependendo do nível de segurança que você escolher para o sistema, você não é obrigado a entrar com uma senha, mas recomendamos fortemente que crie uma senha e acesse sempre com ela. Linux é tendencioso à erros de operadores como qualquer outro sistema operacional. Como root pode superar todas as limitações e acidentalmente apagar todos os dados na partição através de acessos descuidadosos em suas partições, a senha de root deve ser de difícil dedução.

Escolha a Senha Correta.  A senha deve uma combinação alfanúmerica e seu tamanho deve ser no mínimo variado de acordo com o nível de segurança escolhido. Nunca escreva a senha - de root - em lugares visíveis para não comprometer seu sistema. No entanto, não crie senhas muito longas ou muito complicadas porque você deverá lembrá-la sempre!

Entre com a Senha Duas Vezes.  A senha não será mostrada na tela. Para reduzir a chance de um erro de digitação você tem que entrar com a senha duas vezes.

Entre com um usuário

Crie um Usuário.  Primeiramente, será perguntado nome completo do usuário. O DrakX usa a primeira palavra que você digitou neste campo e a copia, com todas as letras em caixa baixa, para o campo Nome de login, que é o nome que este usuário deve digitar para entrar no sistema. Após isso entra-se com uma senha, duas vezes (para confirmação). Do ponto de vista de segurança, a senha de um usuário não privilegiado (normal) não é tão crucial como a senha de root, mas não há razão para negligenciar isto deixando esta senha em branco ou criando uma senha muito simples: afinal de contas podem ser os seus arquivos que estejam em risco.

Linux é um sistema multi-usuário seguro.  Você pode adicionar outros usuários. Consulte na “Conferindo Parâmetros Gerais”. Cada usuário possui suas próprias preferências, arquivos e assim por diante. Mas diferentemente do administrador chamado de root, os usuários que forem adicionados neste ponto não estarão autorizados a lidar com qualquer coisa exceto seus próprios arquivos e suas próprias configurações, protegendo o sistema de quaisquer alterações maliciosas ou não intencionais que possam causar sérios impactos nele.

[Dica] Shell do Usuário

Quando se clica no botão Avançadoé possível alterar o shell do usuário (por padrão é o bash), e escolher manualmente os IDs de usuário e grupo para este usuário.